Centro Cultural das Aves: JSD PROPÕE


Devido ao facto de ao longo de 2007 a JSD Aves ter tentado reunir com o Exmo. Director do Centro Cultural de Vila das Aves, mas sem efeito, tendo, para tal, enviado dois ofícios por carta registada a 18 de Abril e 26 de Setembro de 2007 e um por correio electrónico a 23 de Maio do mesmo ano, sendo todos recebidos com êxito.

A JSD, como estrutura política organizada, tem o direito e dever de solicitar este tipo de reuniões para apresentar os seus projectos, as suas ideias, e também para tirar algumas dúvidas acerca do que se desenvolve no CCVA. Para além de ninguém nos receber, nem sequer nos responderem aos ofícios, revelando uma falta de educação e falta de “saber-estar” em democracia. Desta forma, na impossibilidade manifestada pelo senhor Director do Centro Cultural de proceder à aceitação desta reunião, vimos apresentar as nossas propostas:

- Alargamento dos horários do Centro Cultural para além das 17h e aos fins-de-semana, para que as pessoas possam ter acesso à Biblioteca, à Internet e meios informáticos; incluindo o alargamento dos horários para visitar as exposições;
- O uso dos computadores deve ser exclusivamente para pesquisa e elaboração de trabalhos e uso de internet;
- A elaboração de um programa/agenda cultural próprio do Centro Cultural. Este deve ter a sua própria agenda à parte da Câmara Municipal de Santo Tirso. Desta forma se presta um verdadeiro serviço de cultura e formação às pessoas;
- Criação de concursos anuais de artes plásticas e fotografia, entre outras, junta das populações do concelho para fomentar a criatividade actividade cultural junto dos munícipes;
- Concertar o referido programa com as associações locais;
- Alargar a oferta cultural ao panorama nacional;
- Entradas gratuitas nos espectáculos para os estudantes do nosso concelho, para atrair os jovens à cultura;
- Criação de um centro de recursos com acesso a material audio-visual (filmes e música).

Entendemos desta forma, que com estas medidas se criará um Centro Cultural da e para a comunidade, e não um Centro Cultural fechado à população quando esta tem mais disponibilidade para lá se deslocar.

Na impossibilidade de sermos recebidos pelo Exmo. Director do Centro Cultural, aqui ficam as nossas propostas.



A CPN JSD Vila das Aves

As I Jornadas Eurico de Melo em Vila das Aves


“O papel da JSD na política local” constituiu o mote das Jornadas Eurico de Melo, iniciadas na Vila das Aves, numa iniciativa levada a cabo pela JSD de Santo Tirso.
Contudo, a grande figura da sessão acabou por ser o fundador e histórico do partido que até deu nome a esta iniciativa. Segundo deu conta Carlos Pacheco, presidente da JSD local, Eurico de Melo terá sugerido a atribuição do nome de Sá Carneiro as estas Jornadas mas a opção da juventude laranja foi no sentido de homenagear aquele fundador do PPD/PSD até porque, e como sublinhou Carlos Pacheco, “não é qualquer jota que tem uma figura como Eurico de Melo no seu concelho”.
E se Eurico de Melo não condicionou o debate, pelo menos fez com que o desenvolvimento económico e social do município tirsense acabasse por estar presente nesta primeira sessão das Jornadas agora iniciadas pela JSD. Eurico de Melo, que começou por se referiu à fundação do partido no início dos anos 60, depressa direccionou a sua atenção para o município não poupando o seu próprio partido, ao referir-se à divisão do concelho como uma “grande asneira”. “A separação da Trofa, de que todos os partidos são responsáveis, a começar pelo PSD, levou a que Santo Tirso ficasse com a sua actividade económica reduzida ao têxtil”. Sem revelar grandes esperanças para o sector, Eurico de Melo acima de tudo mostrou-se preocupado com a falta de estratégia no sentido do desenvolvimento económico do concelho. “Onde estão os projectos, os estudos, as acções para sustentar e desenvolver a economia do concelho de Santo Tirso?”, questionou o fundador do PPD/PSD que não deixo de atribuir culpas por esta situação “aos que escolhemos para liderar politicamente o concelho”.No entender de Eurico de Melo, Santo Tirso tem condições para ter três fortes pólos de desenvolvimento, nomeadamente na sede do concelho, em Vila das Aves e S. Martinho do Campo mas para já não é isso o que se vê, ainda que, na sua opinião, “as Câmaras Municipais têm o dever de criar as bases para o progresso dos seus municípios”. Eurico de Melo foi mais longe ao referir-se ao espaço onde outrora a colossal empresa do Rio Vizela deu emprego a milhares de pessoas. “É preciso reanimar, reestruturar, fazer daquele espaço um foco de desenvolvimento industrial nesta terra”.Em Vila das Aves, Eurico de Melo, que em tempos se mostrou contra a regionalização, conforme o admitiu neste debate, afirma-se actualmente como um “combatente activo” a seu favor.
E para além disso, fala na necessidade de “uma nova constituição, muito mais presidencialista e menos parlamentar”.Ou seja, Eurico de Melo, a quem todos prestaram homenagem, acabou por ser a figura destas Jornadas, ou não precisasse o país de “figuras com a sua tarimba” referiu Pedro Pinto - presidente da Câmara de Paços de Ferreira e um dos oradores convidados desta sessão - e mais anda esta região. “No norte há muito tempo que não se fala em vencer”, referiu o autarca que, acrescentou, mesmo correndo-se o risco de se ser considerado bairrista, “no Norte podemos e devemos fazer o debate sobre o que queremos”, até porque, sublinhou Pedro Pinto “um Norte Frágil é um país frágil”.Quanto ao tema das jornadas propriamente dito - “O papel da JSD na política local” – algumas ideias fortes: “a política de juventude não é uma política de recreio. É a política da educação, do emprego… é, no fundo, de tudo o que tem a ver com o futuro”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Já o presidente da Comissão Nacional da JSD, Pedro Rodrigues focou o aspecto da formação e a necessidade de a jota formar “verdadeiros valores políticos” pois só assim conseguirá ser alternativa credível, não deixando, contudo de apelar para que a “os jovens assumam a irreverência” que lhes é natural.
Rui Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Bagunte (Vila do Conde) foi outro dos oradores convidados, detendo-se sobretudo na sua experiência enquanto autarca de uma freguesia de cor política diferente da da Câmara Municipal. E acima de tudo falou de dificuldades: dificuldade em lidar com um “dinossauro” do poder local, mas também dificuldade em mobilizar uma juventude que não tem um papel muito activo na sociedade.

in "Entremargens"